30 de jul. de 2012

A cidade invadida pela arte

Quando me mudei para Nantes, ouvi muitas frases como "Mas você vai morar numa cidade tão pequena" ou "Eu nunca conseguiria morar longe da cidade grande", pior ainda eram as caras de desgosto quando as pessoas descobriam que eu não morava em Paris.

Ao contrário do que todos pensavam, minha vida aqui é muito mais movimentada culturalmente do que era no Rio de Janeiro. Além dos festivais, dos restaurantes, e dos shows, nesse verão Nantes preparou um evento completamente apaixonante.





Le Voyage à Nantes, la ville renversée par l'art. Literalmente a cidade foi invadida pela arte em todos os seus estados!

A ideia surgiu a partir do fato de que Nantes não é uma cidade evidentemente encantadora, mas que pode conquistar novos fãs com seus cantinhos secretos e seu jeito de ser.
O evento começou no início de junho e vai durar todo o verão. A programação é super variada e vai desde uma feira de antiguidades até uma obra de arte moderna no meio da rua.

É muito legal ir trabalhar e descobrir surpresas diárias em todos os cantos da cidade.


Algumas coisas me chamaram atenção, como o fato de terem plantando frutas e legumes nas rotatórias, deixando que os passantes colham o que quiserem.
Outra coisa que eu adorei foi um bar, instalado no último andar da torre mais alta de Nantes, chamado Le Nid (O ninho). Lá todas as mesas e cadeiras são em formato de ovo e um ganso enorme dá a volta no local, com uma vista de 360 graus da cidade.


Uma das experiências mais legais que tive foi o "jantar secreto". Foi um jantar feito por dois Chefs franceses que construíram dois menus a partir de ingredientes em comum. Nós pagamos o jantar sem saber o que iríamos comer e sem saber o horário e o local do jantar.
Somente no dia do evento é que recebi um email com o endereço e com umas instruções sobre que roupa vestir.
O meu jantar foi no teto da faculdade de arquitetura e comemos vendo o pôr do sol, com uma vista linda de Nantes.


Infelizmente, eu estava no Brasil na maior parte do Voyage à Nantes e aproveitei muito pouco. Agora é só torcer para que repitam a dose no ano que vem.

Para mais informações: http://www.levoyageanantes.fr/fr/

6 comentários:

  1. nossa que delicia isso! parece ser demais mesmo (:

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma prima que estuda em Nantes, e quando ela foi pra França no começo ficou triste por não ser mandada pra Paris, mas eu sempre achei que a cidade iria acabar encantando-a de algum jeito. Nantes é um dos meus xodós, e idéias como essa me encantam cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!!!
    Deve ser muito gostoso morar em uma cidade assim, acho que não iria parar nenhum dia.
    Bjs,
    Shirley Mello
    www.todabeleza.blog.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei!!! ótimo post!!! *-*

    beijosss

    ResponderExcluir
  5. Gente que lugar lindo. caramba priscila imagino o quanto voc deve se enir inspirada e motivada qnd vai as ruas de Nantes. adoraria conhecer e quem sabe fazer como voc e morar num lugar desses.. beeijos

    ResponderExcluir
  6. Que evento maravilhoso! Queria ter vivido pelo menos um pouquinho dessas experiências incríveis!

    ResponderExcluir